O Juiz de Direito Joel Timóteo Ramos Pereira tomou posse em 16-03-2021 como Inspetor Judicial, compondo o corpo inspetivo da 16.ª área (Cascais e Sintra), numa cerimónia solene que se realizou no auditório do CSM, pelas 14:30 horas, e que foi também transmitida através da plataforma Teams.

No seu discurso, o Vice-Presidente do CSM, Conselheiro José Lameira, evidenciou o desejo de todos de um sistema de inspeções cada vez mais justo e transparente. Salientou, ainda, as qualidades pessoais e a capacidade de interação com o sistema e com os colegas do Senhor Inspetor Judicial ora nomeado, como qualidades que constituíram uma mais-valia no momento da seleção para tão particular e exigente cargo.

O Juiz Joel Timóteo Ramos Pereira é magistrado judicial há 25 anos, tendo iniciado funções em 1995. Até então, desempenhava funções no Juízo Central Cível de Santa Maria da Feira, tendo anteriormente passado pelo Tribunal Judicial de Oliveira de Azeméis, onde foi Juiz Presidente, e exerceu ainda funções de Adjunto do Gabinete de Apoio ao Vice-Presidente e Membros do CSM, entre fevereiro de 2009 e agosto de 2013, e de Juiz Secretário, entre setembro de 2013 e agosto de 2016.

Na sua intervenção, o atual Inspetor Judicial demonstrou a sua gratidão pelo reconhecimento que lhe foi feito, tendo referido que se sente honrado e que “o desafio é, só por si, enriquecedor e cativante”, “renovando o pacto, em seriedade, de pulsar corpo e alma, na máxima dedicação, empenho, sobriedade e ética, na concretização do desígnio de uma missão que, embora noutra senda, continua a ser de Justiça”.

Na cerimónia, presidida pelo Presidente do STJ e, por inerência, do CSM, Conselheiro António Piçarra, compareceram, entre outros, o Vice-Presidente do CSM, os Vogais do CSM, o Inspetor Coordenador, a Juiz-Secretária, o Chefe do Gabinete de Apoio ao Vice-Presidente e Membros e respetivas Adjuntas.

.

Lisboa, 17 de março de 2021

Descarregar a notícia
Intervenção do Vice-Presidente
Intervenção doInspetor Judicial