O Conselheiro Henrique Araújo foi eleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça e por inerência do Conselho Superior da Magistratura, sucedendo ao Conselheiro António Joaquim Piçarra, que se jubilou ao completar ontem 70 anos.

As eleições, que pela primeira vez foram transmitidas em direto, foram compostas por duas voltas. A primeira concluiu-se com o resultado de 18 votos para a Conselheira Maria Prazeres Beleza, 18 votos para o Conselheiro Alexandre Reis e 22 votos para o Conselheiro Henrique Araújo. A segunda volta, que elegeu o presidente, resultou em 33 votos para o Conselheiro Henrique Araújo, um voto em branco e 24 votos para a Conselheira Maria Prazeres Beleza.

Henrique Luís de Brito de Araújo nasceu em 1954 em Arcos de Valdevez e concluiu a licenciatura em Direito na Universidade de Coimbra em 1978. Em 1984, tomou posse como Juiz Judicial no Tribunal de Amares, sendo mais tarde colocado no círculo judicial de Paredes. Em maio de 2015, foi eleito Presidente do Tribunal da Relação do Porto e torna-se agora, em 2021, na quarta figura do Estado.

.

Lisboa, 19 de maio de 2021.