O Presidente emérito do Supremo Tribunal de Justiça Juiz Conselheiro António Henriques Gaspar foi distinguido com o prémio Ibero-americano de Mérito Judicial pela Comissão de Ética Judicial, na XX Cumbre Judicial Ibero-americana. Uma distinção que teve oportunidade de agradecer de forma virtual.

A cimeira, que teve lugar na cidade do Panamá nos dias 21 e 22 de outubro de 2021, foi subordinada ao tema “ A sustentabilidade da paz social: Desafios para a Administração da Justiça na América Latina face às exigências do novo milénio”.

A Cumbre Judicial Ibero-americana é constituída pelas autoridades máximas dos Tribunais e Tribunais Supremos, Conselhos Superiores da Magistratura e do Poder Judiciário dos 23 países membros, nomeadamente: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

O poder judicial de Portugal esteve representado pela Juíza Desembargadora Paula Pott, pelo Juiz Desembargador Leonel Serôdio e pela Juiz de Direito Sandra dos Reis Luís.

Consulte o discurso do presidente emérito