Realizou-se ontem, dia 28 de fevereiro, no auditório do Conselho Superior da Magistratura, um briefing aberto à comunicação social, com a presença do Presidente, Juiz Conselheiro Henrique Araújo, do Vice-Presidente, Juiz Conselheiro José Sousa Lameira, e da Vogal Juiz de Direito Sofia Silva.

Durante o encontro, foi mostrada uma pequena apresentação com um balanço relativo ao trabalho desenvolvido pelo CSM nos últimos quatro anos, que incidiu nos seguintes pontos:

– Pareceres decisivos

– Assessorias

– Criação do Gabinete de Comunicação

– Novo regime de Organização e Funcionamento do CSM

– Regulamentos

— Medicina no trabalho

– Inteligência Artificial

– Ferramentas Informáticas

Estes encontros, entre o Conselho e os órgãos de comunicação social, têm acontecido regularmente nos últimos anos, como forma de melhorar a comunicação entre as partes, e indo também ao encontro da vontade do Sr. Presidente, Juiz Conselheiro Henrique Araújo.

No seu discurso, o Presidente voltou a manifestar vontade de que esta iniciativa se realize periodicamente, contribuindo para a abertura e a transparência deste órgão, em particular, e da Justiça, em geral.

O encontro terminou com um espaço para perguntas, tendo os jornalistas presentes tido oportunidade de obter esclarecimentos sobre as competências do CSM e o trabalho desenvolvido pelo órgão de gestão e disciplina dos juízes.

Lisboa, 1 de março de 2023

Ver apresentação