CSM e Comarcas do Norte celebram protocolos com Universidades

Estudantes de direito iniciam estágios este mês

Cerca de 70 alunos de direito começam, neste mês de fevereiro, estágios curriculares em diversos tribunais, no âmbito de protocolos promovidos pelo CSM e celebrados entre a Escola de Direito da Universidade do Minho e os tribunais das comarcas de Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Castelo Branco, e entre a Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e os tribunais das comarcas do Porto, Aveiro e Porto Este.

Foi no último trimestre do ano de 2023 e em janeiro de 2024 que o CSM promoveu a assinatura dos referidos protocolos, com o objetivo de dar a conhecer aos estudantes de direito a realidade dos tribunais e o trabalho diário dos juízes.

Estes estágios contarão com o acompanhamento e avaliação de um juiz orientador, mas também de professores das escolas de origem, garantindo assim a necessária ligação entre a aprendizagem e a prática num momento em que os alunos ainda ponderam o caminho futuro.

Ao promover estes estágios, que também já foram celebrados na zona de Lisboa, o CSM pretende chegar a cada vez mais estudantes, promovendo o contacto com a prática judiciária e a magistratura judicial como escolha de futuro.

Este processo foi acompanhado pela juíza membro do CSM Rita Fabiana Soares, que destacou a importância de iniciativas deste tipo, pela possibilidade de revelar “vocações” e definir “futuros para muitos dos alunos”.

Na assinatura dos protocolos intervêm os juízes presidentes João Paulo Dias Pereira, da Comarca de Braga, José Alvoeiro, da Comarca de Viana do Castelo, Hermínia Oliveira, da Comarca de Vila Real, Miguel Mauro, da Comarca de Castelo Branco, Ausenda Gonçalves, da Comarca do Porto, Helena Tavares, da Comarca do Porto Este e Jorge Bispo, da Comarca de Aveiro. Pela Universidade do Minho assina Cristina Araújo Dias, diretora da Escola, com a participação e envolvimento de Marco Filipe Carvalho Gonçalves, vice-presidente para o Ensino e Conselho Pedagógico. Pela Universidade Católica do Porto assina Manuel Fontaine Campos, diretor da Escola, com a participação e envolvimento de Armando Triunfante, coordenador dos estágios curriculares.

Lisboa,  7 de fevereiro 2024

.