

Competências notariais – atribuição a outras entidades | Procurações e outros instrumentos avulsos
30 Abril, 2019 |08:00
Apresentação
As matérias tratadas neste curso de formação a distância são recorrentes no dia-a-dia dos profissionais de direito que, direta ou indiretamente, se movem na área notarial. Pode mesmo afirmar-se que são basilares e essenciais ao tratamento de muitos casos práticos que se suscitam, constituindo também o primeiro passo para a titulação por documento particular autenticado.
Nesta linha, não poderíamos deixar de abordar as novas competências notariais atribuídas a outras entidades, particularmente aos advogados e aos solicitadores.
Considerando também o papel que as procurações e o consentimento conjugal desempenham na facilitação da titulação dos negócios jurídicos, torna-se essencial a inclusão deste tema no presente curso.
Coordenação
Olga Barreto – Exerceu as funções de notária em diversos cartórios notariais. Foi vogal do Conselho Técnico da então Direção-Geral dos Registos e do Notariado – subseção do notariado. Desempenhou também a função de coordenadora do Núcleo do Notariado do Instituto dos Registos e do Notariado e, nessa qualidade, participou ativamente em diversos processos de alteração legislativa realizados em áreas relevantes dos registos e do notariado.
Destinatários
O Curso destina-se a profissionais de países de língua portuguesa, designadamente a advogados, magistrados judiciais e do Ministério Público, conservadores, notários, solicitadores, funcionários judiciais, jornalistas, estudantes e a demais interessados que pretendam maximizar as suas competências teóricas e práticas no âmbito deste tema.
Metodologia de formação
Os temas serão abordados através da disponibilização de videos explicativos, apresentações e textos nos quais se fará o enquadramento das matérias a tratar.
Em permanência estará ao dispor uma área de discussão – Forum de Discussão – destinada a interação entre formandos, Coordenadora e tutor. Ocorrerão chats – em datas a anunciar no início da formação – durante os quais a Coordenadora estará disponíveis para troca de dúvidas/esclarecimentos com os formandos acerca dos temas abordados no curso.
A formação não prevê avaliação. No final é emitido um certificado de formação.
Programa
Módulo I – Atribuição de competências notariais a diversas entidades (termos de autenticação, reconhecimentos, etc.)
Módulo II – Procurações em geral. Casos especiais. Procurações passadas no interesse do procurador ou de terceiro. Implicações fiscais. Bases de dados das procurações
Módulo III – Consentimento conjugal e confirmação. Ratificação de negócios jurídicos
Duração
36 horas
Nº Limite de Inscrições
30
Modalidades de Inscrição
– Geral (150.00€)
– Investigador/a; Junior ou Pós-Doutorando/a CES