A carregar Eventos
Este evento já decorreu.

De 15 de setembro a 15 de dezembro de 2022, estará patente no Supremo Tribunal de Justiça, a exposição de pintura “Ao ritmo do tempo”, da autoria do Procurador-Geral-Adjunto José Góis.

Será possível visitar a exposição de segunda a sexta-feira, entre as 13h30 e as 15h30. A entrada é livre.

José Góis
Procurador-Geral-Adjunto no Supremo Tribunal de Justiça

Ao ritmo do tempo” é uma mostra de obras executadas em técnicas muito diversas, do desenho a pastel à aguarela, passando pelo óleo ou o acrílico.

Fascinado, em miúdo, pelas cores da “Montanha de Santa Vitória” de Cézanne e pelos “Cavalos Azuis” de Franz Marc, somente por volta dos 50 anos de idade o autor decidiu aprender as técnicas de diferentes formas de pintura, que o conduziriam àquela que mais o apaixona: a aguarela.

Ut pictura poesis”, escreveu o poeta Horácio há 2000 anos: tal como a pintura, é a poesia; artes de tanta afinidade por serem, ambas, imitações da natureza. E não será, a aguarela, a poesia da pintura…?

Assumidamente amador – o que lhe permite uma liberdade total alheia a estilos, modas ou tendências – e adepto de um colorismo forte, pinta, em suma, ao ritmo do (seu) tempo e dos seus estados de alma, com uma particular predilecção pela pintura de animais; que são, frequentemente, o “figurativo” dos seus “abstractos” ou, se se quiser, a “ordem” do seu “caos”.

Nos tempos difíceis que nos cercam, oxalá estes trabalhos consigam suscitar um sorriso indulgente em quem os contempla, fortalecendo a esperança de que melhores dias virão.